top of page

A Instituição

          O infantário “Pimpão” fica localizado na freguesia de Santa Luzia, no Concelho do Funchal. Esta faz parte das freguesias urbanas por se localizar relativamente perto do centro do Funchal, sendo denominada portanto por zona alta da cidade. Fica localizado, mais propriamente na Entrada dos Colonos, nº4-A.
          É uma instituição particular que foi construído em sociedade com “O Pião - Educação e Assistência, Lda.”. As suas proprietárias são a diretora pedagógica da instituição, Susana Rosa Figueira de Abreu e a sua irmã, diretora administrativa, Mónica Rosa Figueira de Abreu Luís dos Reis. O infantário gere as suas contas a partir das receitas que provém das mensalidades das suas crianças e outra parte surge de um subsídio financiado pela SRE.
          O infantário “Pimpão” encontra-se aberto há 18 anos e inclui a valência Creche e Jardim de Infância, sendo constituído por um total de seis salas, três berçários, a sala de transição, e as salas dos três e dos quatro/cinco anos. Este ano letivo a sala dos três e dos quatro/cinco anos juntaram-se, uma vez que o número de crianças reduziu. As salas de transição e dos quatro/cinco anos possuem casa de banho na sala, enquanto os Berçários possuem o devido fraldário, ainda que o Berçário III possui uma casa de banho fora da sala.
          No que se refere ao interior da instituição, no rés-do-chão, podemos encontrar: um ginásio, a arrecadação e uma casa de banho para as crianças. Já no 1º andar encontra-se situado o Berçário III, a sala dos três anos, duas casas de banho para as crianças, a sala parque, o refeitório, que possui casa de banho para as crianças e a lavandaria. Num 2º andar podemos encontrar os Berçários I e II, a sala de transição, a copa e 2 casas de banho, uma para os adultos e outra para as crianças. Neste mesmo andar encontra-se ainda os Gabinetes Pedagógico e da Direção e um vestiário. Por fim,no 3º andar encontramos a sala dos quatro/cinco anos e uma casa de banho. Relativamente ao exterior da instituição, cada um dos pisos usufrui de um recreio.

          A nível de recursos humanos da instituição, como já referimos, possui duas diretoras, uma pedagógica e outra administrativa. Emprega ainda seis educadoras, sendo uma para cada sala e doze auxiliares, duas por cada sala. Para além destes, a instituição usufrui ainda de três auxiliares de serviços gerais, a nível da limpeza, uma auxiliar de apoio às salas e um pediatra de apoio.
          No que concerne à organização e funcionamento das salas, foi-nos referido pela diretora administrativa da instituição, que, por lei, está regulamentado que nos berçários deveram estar 12 crianças, nas salas de transição 15, na sala dos três anos 20 crianças e na sala do quatro/cinco anos 25. Não devendo portanto exceder estes números por sala. 
Cada educadora tem uma carga diária de 5 horas e marcam a sua entrada e saída no livro do ponto da instituição.

          As atividades pedagógicas de cada sala são planificadas mensalmente pela equipa de cada sala, e no fim de cada mês é feita uma avaliação pela educadora de forma a verificar se os objetivos do plano mensal foram alcançados, se existe algo a modificar, e o que será trabalhado no próximo mês.
          A instituição, por sua vez, elabora o seu próprio plano de atividades anuais que depois é afixado no hall de entrada da instituição, juntamente com outra informação importante para os pais, de maneira a que todos tenham acesso a essa informação. Para que estas informações cheguem a todos os encarregados de educação, a diretora encarrega-se de os contatar tanto por e-mail, como por SMS com os devidos avisos.
A nível das ementas, estas são elaboradas semanalmente por uma nutricionista.


Referências Bibliográficas:
Abreu, S. (2008). Infantário "Pimpão". Obtido de Infantário "Pimpão": http://www.pimpao.com.pt/pt/caracterizacao.html
Freitas, M. L. (2012). Projecto Curricular de Turma. Funchal.

bottom of page